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Documentos para abrir empresa: veja a lista completa!

Abrir uma empresa envolve uma série de etapas burocráticas, que podem variar de acordo com o tipo, o porte e o ramo de atividade da sua empresa. Neste artigo, vamos mostrar quais são os documentos necessários e como obtê-los.

Você sonha em empreender e tornar o seu projeto uma realidade? Então, você precisa saber quais são os documentos para abrir empresa no Brasil. 

Abrir uma empresa envolve uma série de etapas burocráticas, que podem variar de acordo com o tipo, o porte e o ramo de atividade da sua empresa. 

Mas, de forma geral, existem alguns documentos que são comuns a todos os empreendedores. 

Neste artigo, vamos mostrar quais são eles e como obtê-los. 

Confira!

Documentos pessoais dos sócios

O primeiro passo para abrir uma empresa é reunir os documentos pessoais dos sócios, que são:

  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • RG (Registro Geral) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Declaração de Imposto de Renda.

Esses documentos são necessários para identificar os sócios e verificar se eles estão aptos a exercer a atividade empresarial. 

Além disso, eles servem para definir o contrato social da empresa, que é o documento que estabelece as regras, os direitos e as obrigações dos sócios.

Veja também:

Documentos da empresa

Após definir o contrato social, é preciso registrar a empresa nos órgãos competentes e obter os documentos da empresa, que são: CNPJ; Inscrição estadual e municipal; Alvará de funcionamento e Licenças e autorizações específicas.

O CNPJ é o documento que identifica a empresa perante a Receita Federal e permite a emissão de notas fiscais e o recolhimento de impostos. 

A inscrição estadual e municipal é o documento que identifica a empresa perante os Fiscos estadual e municipal e permite o pagamento de tributos como ICMS e ISS. 

O alvará de funcionamento é o documento que autoriza a empresa a exercer a sua atividade no local escolhido, de acordo com as normas de segurança, saúde e meio ambiente. 

As licenças e autorizações específicas são documentos que podem ser exigidos de acordo com o ramo de atividade da empresa, como por exemplo, licença ambiental, sanitária, bombeiro, etc.

Como obter os documentos para abrir empresa?

Para obter os documentos para abrir empresa, você pode contar com a ajuda de um contador, que é o profissional habilitado para realizar os procedimentos necessários. 

Além disso, você pode utilizar o portal Redesim, que é um sistema integrado que facilita a abertura e o fechamento de empresas no Brasil, reunindo diversos órgãos em um único lugar. 

No portal Redesim, você pode consultar a viabilidade do seu negócio, preencher o cadastro da empresa, emitir o CNPJ e as inscrições estadual e municipal, solicitar o alvará de funcionamento e as licenças e autorizações específicas, entre outros serviços.

Conte com a Cervi!

Abrir uma empresa no Brasil pode ser um processo complexo e demorado, mas com os documentos certos e o apoio de um contador, você pode realizar o seu sonho de empreender.

Na CERVI ASSESSORIA CONTÁBIL, você encontra uma equipe de profissionais especializados para te auxiliar em todo o processo, e resolver qualquer dificuldade.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e abra sua empresa sem complicações.

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