(11) 4223-8044 contato@grupocervi.com.br

A Central de Balanços é um projeto do Sistema Público de Escrituração Fiscal –SPED- que deverá reunir em apenas uma plataforma as informações contábeis das empresas brasileiras e disponibilizá-las aos interessados.

Apesar de anunciado em 2011 pela Receita Federal, o projeto parecia descontinuado até dezembro de 2018, quando o novo manual da Escrituração Contábil Fiscal (ECD) reuniu informações do Bloco de Demonstrações Contábeis, o Bloco “J”, a partir do qual será possível importar as demonstrações contábeis para a Central de Balanços.

Tendo como base as normas internacionais de contabilidade (IFRS – International Financial Reporting Standards), a adoção da Central de Balanços modernizará a rotina contábil das empresas brasileiras, tornando-a mais sólida e confiável perante investidores internacionais.

A Central de Balanços promoverá acesso rápido e gratuito aos arquivos, e garantirá a integridade e a proveniência das informações ao autenticar a entrada dos dados por meio do certificado digital da pessoa jurídica. As demonstrações contábeis serão então validadas e certificadas, passando a ter fé pública, e poderão ser baixadas em seu formato original, acompanhadas de um recibo, que possibilitará a verificação da autenticidade do documento.

O projeto utiliza tecnologias de código aberto e taxonomias XBRL (eXtensible Business Reporting Language), que viabilizam a consistência e apresentação dos dados contábeis.

As informações gravadas na Central de Balanços serão mantidas em um repositório e também serão utilizadas para geração de estudos contábeis e financeiros, para análises de riscos nacionais e internacionais e para a formação de estatísticas que tornarão as empresas brasileiras mais atrativas e competitivas dentro e fora do país.

Com a Central de Balanços, as instituições financeiras terão mais facilidade para análise de crédito das pessoas jurídicas para liberação de financiamentos, e os órgãos responsáveis por licitações terão mais facilidade para visualização das informações contábeis dos participantes.

E além da transparência das informações para toda sociedade com acesso fácil pela internet, o projeto ainda promete reduzir o custo-Brasil, tendo em vista que a publicação das demonstrações contábeis na Central de Balanços poderá substituir as onerosas publicações em jornais e diários oficiais.

Aos nossos clientes, a boa notícia é que já estamos organizados para atender a mais esta exigência da legislação! Aos demais empresários, caso ainda não tenham essa assessoria, entrem em contato conosco e peçam um orçamento.

botao whatsapp