Entenda o que é necessário para realizar a abertura de empresa
Quer saber o que é preciso para realizar a abertura de empresa e quais os custos? Acompanhe o passo a passo no nosso artigo
Neste artigo, vamos explicar todas as etapas para realizar a abertura de empresa, permeando a elaboração de um plano de negócio, questões jurídicas, regime de tributação e alvará de funcionamento, além de valores.
O que é preciso para fazer abertura de empresa?
Certamente, para efetuar a abertura de empresa com documentação regularizada, é necessário seguir os passos abaixo:
- Elaborar um plano de negócio.
- Escolher o tipo jurídico.
- Definir o regime de tributário.
- Registrar o contrato social.
- Solicitar um alvará de funcionamento.
Ao longo do artigo, de forma sucinta, vamos destrinchar os tópicos supracitados e os principais requerimentos, para que você empreenda com todos os procedimentos legais.
Leia também:
- Abrir uma empresa: quais os passos?
- Quais são os tipos de porte de empresa?
- Como emitir Nota Fiscal Eletrônica NF-e? Passo a passo
As dificuldades de abrir um negócio no Brasil
O Brasil não é apenas um país com um grande potencial para o empreendedorismo, mas também com muitos obstáculos para quem deseja iniciar um negócio próprio.
Entre as principais dificuldades de abrir uma empresa no Brasil, podemos destacar: burocracia, carga tributária, falta de crédito e de qualificação.
A seguir, vamos elencar o que é necessário para abrir uma empresa!
Como abrir uma empresa do zero?
Primeiramente, deve-se ter consciência de que será desembolsado um valor total que, segundo o Banco Mundial, gira em torno de R$ 1.581,16.
No entanto, esse valor pode ser alterado, dependendo do porte do negócio, ramo de atuação e da localização.
Vamos ao passo a passo:
1- Elaborar um plano de negócio
Antes de tudo, para abrir uma empresa é preciso fazer um plano de negócios. É um documento que descreve os objetivos, as estratégias, os recursos e as análises do seu empreendimento. Ele serve para orientar as suas decisões e avaliar a viabilidade do seu projeto.
2- Escolher o tipo jurídico
O tipo jurídico define as regras de funcionamento, os direitos e as obrigações da sua empresa perante a lei. Os mais comuns são: Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (SLU), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Anônima (SA).
3- Definir o regime de tributário
O regime tributário define como a sua empresa vai pagar os impostos federais, estaduais e municipais. Os regimes principais são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
A escolha do regime tributário depende do faturamento, da atividade e da margem de lucro da sua empresa. Você pode consultar um de nossos contadores para te orientar.
4- Registrar o contrato social
O quarto passo para abrir uma empresa de comércio é registrar a sua empresa. O registro da sua empresa é o que garante a sua existência legal e a sua regularidade perante os órgãos públicos.
Nós oferecemos assistência especializada!
A Cervi Assessoria Contábil está há mais de 40 anos no mercado, oferecendo suporte para micro, pequenas e médias empresas. Entre em contato conosco e abra já sua empresa!
QUERO ABRIR EMPRESA DE MANEIRA CORRETA!